Operador
Nesta dica, vamos mostrar algumas configurações de pesquisas que podem ser utilizadas no sistema APOGEUS para tornar as consultas dos vendedores mais práticas e eficientes.
Há algumas configurações que podem ser feitas no Progressiva Server, podendo ser fixas para todos os vendedores e outras a serem feitas em cada dispositivo pelo vendedor. Possibilitando configurar individualmente o melhor tipo de pesquisa.
No Progressiva Server as configurações de pesquisa que podem ser feitas serão demonstradas no decorrer deste tutorial. Siga as instruções conforme abaixo:
Acesse o menu lateral Administrador > Configuração PDA.

Ao rolar a tela você terá as seguintes opções:
- Pesquisar código do produto por “iniciado por” (somente para código alfanumérico): ao deixar selecionado como “Sim” nesta opção o vendedor poderá digitar uma parte do código do produto para que seja feita a pesquisa. O sistema trará todos os produtos que tenham o código iniciado pela pesquisa feita.
- Selecionar automaticamente o produto quando pesquisado pelo código: ao deixar selecionado como “Sim” nesta opção quando o vendedor digitar o código do produto e clicar em pesquisar, o sistema irá direto para a tela de digitação do item. O vendedor não precisará selecionar o produto na listagem para incluir no pedido.

Obs: A coluna FIXO se marcada torna esta configuração padrão para todos os vendedores não permitindo que eles alterem no dispositivo.
Agora vamos ver as configurações de pesquisa que podem ser feitas no dispositivo de cada vendedor.
Para que eles possam ter acesso a tela para configurar as pesquisas eles irão clicar em “Opções”. Na primeira aba mostrada “Sistema”, ele terá acesso as configurações que podem ser feitas no servidor, portanto, se elas estiverem em Vermelho indicam que não podem ser alteradas (no caso de ter marcado a coluna Fixo no servidor). Se não, eles poderão clicar na opção e configurar conforme sua necessidade.


Na segunda aba “Uso” os vendedores têm acesso a mais algumas configurações de pesquisa como:
- Teclado aberto nas pesquisas: define se ao entrar em uma tela com campo de pesquisa o teclado virá aberto ou fechado.




- Pesquisar código de barras do produto usando “contém”: define se a pesquisa pelo código de barras pode se dar digitando somente parte do código, sem precisar digitar ele inteiro.

Ao enviar o código de barras do produto para o sistema, será habilitado o tipo de pesquisa “B” onde o vendedor poderá digitar uma parte do código e o sistema trará todos os produtos que contenham esta informação.




- Pesquisar automaticamente ao digitar 3 ou mais letras: define se a pesquisa de clientes ou produtos se inicia ao digitar apenas 3 dígitos, trazendo as sugestões na listagem.

Ao digitar 3 letras para fazer a pesquisa de um cliente ou produto, o sistema inicia a pesquisa e vai mostrando na tela os produtos (por exemplo) que contenham as letras digitadas.


- Procurar palavras separadas em pesquisar usando contêm: define se a pesquisa de palavras separadas por contem será ativa nas pesquisas.

Ao habilitar esta pesquisa o vendedor poderá pesquisar um produto que tenha o nome composto, sem colocar as palavras na ordem que são mostradas no nome do produto.


Além destas configurações apresentadas o vendedor têm acesso à algumas pesquisas que são padrão do sistema APOGEUS, como:
- Clientes:
- (N): Pesquisa por Nome
- (F): Nome Fantasia
- (C): Código
- ( T): quando possuir por Texto Adicional
- (Microfone): pesquisa por voz
- Produtos:
- (N): Pesquisa por Nome
- (CT): Contém
- (C): Código
- (T): quando possuir por Texto Adicional
- (B): Código de Barras
- (Microfone): pesquisa por voz
